
Comecei a me interessar pelo Reggae quando meu esposo, que ainda era meu namorado veio morar pra Belém, certo dia ouvi tocar uma música de Reggae em sua casa e achei um máximo, comecei então a prestar atenção nas palavras cantadas e cada vez mais ia me apaixonando pelo ritmo! Até que me deparei com as escolhas de músicas que eu estava fazendo, Reggaeeeeeee! Eu escutava e escuto outras músicas, mas já faz tres anos que estou ficçada no Reggae Cristão! E minha banda favorita é: Rootdown!
Para quem não sabe:
O Reggae é um estilo de vida muito que surgiu na Jamaica durante os anos 60, os Rastas se encontravam em decadência econômica por conta do Capitalismo, que por sinal estava no auge naquela época, para se reerguer eles usaram a arte e de esculpir máscaras, estátuas e símbolos bíblicos.
(O símbolo mais conhecido é o Leão da Tribo de Judá)
O estilo músical dos Rastas foi o que se propagou. Com o Reggae eles foram conhecidos e esse som hoje é tocado em muitos países.
Esse estilo passou por muitas transformações e nomes, mas foi nos anos 70 que ele ficou mais lento e passou a ser chamado de Reggae por ter a batida na guitarra: "Re" (pra cima) e "Gae" (pra baixo).
Os instrumentos mais utilizados no Reggae são o baixo, a guitarra e a bateria. O Reggae é conhecido como a música de Jah (Deus), por ter letras religiosas e de protesto contra o racismo e a política
Raízes do Reggae
O Reggae Roots, apresentado nas músicas de Bob Marley, Peter Tosh e Horace Andy, é provavelmente o estilo mais conhecido de Reggae. A vasta popularidade do grupo Bob Marley and the Wailers fez inclusive com que os termos “Reggae” e “Reggae Roots” se tornassem sinônimos em várias partes do mundo. O Reggae Roots é um estilo melódico e comovente, que utiliza principalmente instrumentos acústicos. A religião rastafári e assuntos sociais são geralmente temas das letras desse estilo.
Dub Reggae
No estilo Reggae Dub, o produtor, ao invés do músico, é a estrela. Os produtores de Dub como King Tubby e Lee “Scratch” Perry criaram faixas com o mínimo de instrumentos possíveis, aplicando depois efeitos como reverb e eco para criar novas versões das músicas. Ao contrário dos outros estilos de Reggae, o Dub conta apenas com pequenos trechos de voz, podendo, às vezes, não ter nada de linhas vocais. Esse estilo de Reggae éfocado na bateria e no baixo, em vez da melodia.
Ragga e Dancehall
O Ragga e Dancehall são estilos de ritmo rápido e modernos do Reggae que utilizam instrumentos eletrônicos, inclusive baterias elétricas. “Toasting”, que é semelhante ao ato de fazer um rap, é o estilo vocal predominante nesse subgênero do Reggae. Esses estilos começaram a se desenvolver no meio dos anos 80, e permanecem até hoje como dois dos mais populares no século XXI. Ragga e Dancehall influenciaram e são influenciados por muitos artistas de hip-hop e jungle.
Lovers Rock
O estilo de Reggae Lovers Rock, originado nos anos 70 na Grã Bretanha, combina a batida do reggae com os estilos vocais da música Soul norte-americana. Assim como o Reggae Roots, esse estilo é suave e melódico. A grande diferença entre os estilos é o conteúdo das letras. O Lovers Rock foca-se muito mais no romance em vez da política ou espiritualidade, encontrados no Reggae Roots. Ainda assim, existe certo cruzamento entre os estilos Roots e Lovers Rock. Alguns artistas conhecidos do gênero Roots, como Gregory Issacs e Horace Andy, lançaram álbuns no estilo Lovers Rock.
#copiado de: http://www.ehow.com.br/estilos-musica-reggae-info_101323/
As roupas e acessórios de estilo Reggae
Brincos de penas, tornozeleiras e pulseiras:
Cabelo- penas, lenços, e dreds:
Saias compridas, shorts e calsas largas:
Chinelos, rasteirinhas e saltos com toques de natureza:
Como vestir-se como Regueiro (o)
Cores
A primeira coisa a pensar se você está pretendendo vestir-se desse jeito é a cor. Existem alguns tons que já estão associados a esse estilo, então é importante escolher algumas peças nessas cores para que você entre na onda. Escolha itens amarelos, verdes e pretos. Essas cores têm relevância na comunidade reggae porque também são as cores da bandeira da Jamaica. Se você adicionar o vermelho, saiba que está fazendo referência aos Rastafari, movimento religioso intimamente ligado ao reggae. Faça combinações das quatro cores e entre no clima!
Roupas Novas
Se você não tem esse tipo de roupa, será fácil encontrá-las em brechós ou até customizá-las você mesmo. Lembre-se de que se trata de cor e naturalidade. Roupas tingidas são uma marca do estilo reggae. Tinja uma camisa velha e larga com as cores da bandeira da Jamaica. Na parte de baixo, use jeans. Mas não aquela calça jeans escura da moda; prefira cores mais claras e peças mais largas. Faça rasgões nos joelhos e costure remendos em lugares aleatórios.
Acessórios
Muitas pessoas usam as cores desse estilo em roupas tingidas no seu dia-a-dia, então é melhor que você use acessórios adicionais para deixar claro que pretende mostrar que é do reggae. Se você quer mesmo ousar, compre uma daquelas perucas que imitam os dreads dos Rastafari. Pode também usar uma daquelas boinas com as cores do reggae, que servem tanto para homens quanto para mulheres. Por fim, coloque óculos escuros e um colar de madeira, e você estará pronto.
Adereços
Já que esse estilo reggae está diretamente associado à música, alguns adereços musicais vão completar seu visual. O violão é um dos principais instrumentos do reggae. Escolha um cinto para ele que tenha as cores específicas ou cole adesivos de reggae num case pare ele. Você pode até andar com o case vazio pela rua! A percussão também tem sua importância nesse tipo de música. Você pode andar com um conjunto de bongôs, aqueles tambores pequenos unidos entre si, e até se diveritir com seus amigos tentando tocá-los!
#copiado de:
http://www.ehow.com.br/ideias-roupas-estilo-reggae-info_338432/
FORROZINHO (em Fortaleza)ou AGITAÇÃO (Em São Luis)- estilo de reggae roots favorito pra dançar nos bailes, cuja levada da bateria, com o chimbau aberto, favorece o arrasta-pé no salão. Esse estilo de 1975 foi adotado nos forrós modernos por sua semelhança com o xote.
REGGAE MORGADO – Lento, pouco usado em festas. Bom para ouvir meditando por sua força hipinótica e melodias místicas. boa parte dos trabalhos de Bob Marley, Burning Spear e Ijahman.
PEDRADA, PEDRA, VARADA, TIJOLADA ou MURRO – Termos usados para indicar um reggae bom “pesado”, principalmente para dançar nos
bailes. Antes usado só para reggae roots (de compactos). Hoje se refere a qualquer reggae, ainda que eletrônico, que seja bom pra festa, dançante. Oposto de “bomba”. Para valorizar ainda mais a pedra, póde-se acrescentar os adjetivos: “de responsa”, “considerada”, rara, exclusiva, etc.
BOMBA – Reggae fraco, feio, sem valor para ouvir nem para dançar.Normalmente nos estilos modernos Dance Hall ou Ragga.
#copiado de:
http://rootsgsc.blogspot.com.br/2011/05/estilo-regueiro.html
Pesquisado por :
www.blog da gabie.com.br
www. ehom.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário